Skip to content Skip to footer
0 items - €0,00 0

Orgãos sociais

O Hóquei Clube de Braga nasceu em 18 de março de 1988. A extinção da secção de hóquei em patins do ABC levou um conjunto de dirigentes a formar um novo clube que difundisse a modalidade na cidade e teve como primeira casa o Pavilhão da Casa do Povo de Adaúfe. Os hoquistas da formação do ABC foram aproveitados e durante alguns anos a coletividade dedicou-se praticamente aos escalões de formação. Por volta do ano 2000 e com a mudança para o Pavilhão das Goladas, propriedade do clube, na freguesia de S. Victor, o Hóquei de Braga formou uma equipa sénior até para dar seguimento ao trabalho que estava a ser feito nos escalões de base.  

A chegada à I Divisão Nacional foi rápida e a consolidação também. O quinto lugar é a classificação máxima obtida até hoje, mas há a registar também a obtenção de dois títulos nacionais da II Divisão e a presença em duas finais da Taça de Portugal: em 2006/07 derrota frente ao HA Cambra (6-5) e 2007/08 derrota com o FC Porto (5-1).  

Títulos na formação 

Mas como um clube de matriz formadora, o Hóquei Clube de Braga conseguiu já vários títulos nacionais nos escalões de formação: Em 2010/11, o clube bracarense sagrou-se campeão nacional de iniciados. Já os juvenis foram vice-campeões nacionais em 2012/13 e campeão em 2013/14. Na mesma época, os juvenis foram campeões europeus, ao conquistarem o Eurockey de sub-17. O clube conta também com diversos títulos regionais. E forma vários os jogadores que saíram das fileiras do Hóquei Clube de Braga para as seleções jovens de Portugal. Hélder Nunes, que fez parte da seleção de sub-20 que disputou o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins Sub-20 de 2011 no qual os portugueses terminaram em segundo lugar, e em 2012, o mesmo jogador foi convocado para a Seleção Nacional de Seniores, participando no Campeonato Europeu de Hóquei em Patins Masculino de 2012 em Lordelo. Também em 2012, Miguel Vieira foi disputou o Campeonato Europeu de Hóquei em Patins sub-17 2012, no qual a seleção nacional terminou em segundo lugar e em 2013, Carlos Loureiro sagrou-se Campeão Europeu de sub-17 enquanto Miguel Vieira se sagrou Campeão Mundial de sub-20. Em 2016, Carlos Loureiro e António Trabulo sagraram- -se Campeões Europeus sub-20, realizado em Pully (Suíça) e em 2017, Rodrigo Martins sagrou-se Campeão Europeu de sub-17, que se realizou em Fanano (Itália), enquanto Gonçalo Meira e António Trabulo sagraram- -se Campeões Mundiais sub-20, em evento realizado em Nanjing(China). Desde 2011 que o Hóquei Clube de Braga difunde também a prática da patinagem artística. 

Fonte: Diário do Minho