Sobre o Clube Karaté Wado-Ryu Braga

Breve história

O Clube Karaté Wado-Ryu Braga foi fundado em 2016, pela mão do Sensei Cláudio Vilaça.

Contando à partida com “meia-dúzia” de atletas já supervisionados pelo Sensei no passado, rapidamente foram sendo feitas novas inscrições, de novos aspirantes a Karatecas e inclusivé, de Karatecas de graus avançados que reconheceram no Clube o ambiente ideal para prosseguir a sua formação.

Tal facto permitiu complementar a formação dos Karatecas do Clube, decorrente da relação estabelecida entre atletas mais e menos experientes.

Com efeito, no nosso Clube, tentamos não só abordar as questões técnicas e desportivas do Karaté, mas também a formação do indivíduo como um todo.

Com uma média de idades a rondar os 13 anos, esta nossa preocupação surge-nos naturalmente e é, do nosso ponto de vista, fundamental na prática do Karaté e de desporto em geral.

Aspectos como o calendário, horários e desempenho escolar dos nosso Karatecas são sempre tidos em conta no agendamenteode treinos, na motivação pessoal dos próprios e na organização do clube como um todo.

emblema-ckwb

Horários

TURMA PRÉ-REQUISITOS DIAS DA SEMANA HORÁRIO
A dos 4 aos 7 anos Terça-feira
Quinta-feira
das 18:15 às 19:00
B dos 8 aos 11 anos Terça-feira
Quinta-feira
das 19:15 às 20:00
C dos 12 aos 14 anos Segunda-feira
Sexta-feira
das 19:00 às 20:00
D mais de 15 anos Segunda-feira
Sexta-feira
das 20:00 às 21:00
E dos 4 aos 14 anos Sábado das 10:00 às 11:30
F Equipa de Competição(1) Terça-feira
Quinta-feira
das 20:00 às 21:00

(1) Os Karatecas da Equipa de Competição, treinam Karaté Tradicional no horário correspondente ao seu escalão etário.

Regulamento Interno

Sem prejuízo da consulta integral do regulamento interno do clube, disponível no DOJO e entregue a qualquer novo Karateca, notamos aqui alguns aspectos essenciais do mesmo:

  • O horário de funcionamento geral do Clube Karaté Wado de Braga é entre as 18:15h e as 21:00h
  • A inscrição poderá ser considerada válida,apenas com a entrega da Ficha de inscrição devidamente preenchida e com os pagamentos da Inscrição na Federação e Associação e a primeira mensalidade.
  • O valor das mensalidades é definido no inicio de cada ano lectivo e a Tabela de Preços e enviada por email para todos os alunos e pais.
  • As mensalidades deverão ser pagas por inteiro (Setembro a Julho) independentemente da assiduidade do aluno.
  • As mensalidades deverão ser pagas no inicio de cada mês impreterivelmente até ao dia 10. O pagamento só pode ser realizado pelos pais ou por alunos com idade igual ou superior aos 18 anos.
  • A excepção ao ponto anterior será o mês de Julho em que o aluno poderá optar por um preço por quinzena.
  • As aulas que coincidam com feriados não serão repostas.
  • Uma inscrição só é considerada anulada, depois de comunicação nesse sentido pelos pais do Karateca ou pelo próprio no caso de ser maior de idade. Até lá, todas os deveres, incluindo o pagamento da mensalidade, deverão ser observados.
  • Todo o material de treino é da responsabilidade dos alunos/pais.
  • Cada aluno possuirá um seguro desportivo que é pago em Janeiro, válido por ano.

Equipamentos

Os equipamentos para a prática de Karaté são simples, tal como se impõe numa arte marcial ancestral, também ela simples nos acessórios mas complexa nos conteúdos. O Karaté é praticado com os pés descalços, em pisos próprios (designados como tatami), com amortecimento e espessura de cerca de 20mm.

No Karaté Tradicional o Karateca usará um Kimono (palavra japonesa que designa genericamente “vestimenta”) constituido por duas peças: calça e casaco. Este deve ser suficientemente largo para permitir qualquer movimento do Karateca em toda a sua extensão. O Kimono é complementado por um cinto, com a cor referente à graduação do Karateca.

Pode-se usar uma simples t-shirt (sempre branca e lisa) por baixo do Kimono, principalmente durante o tempo mais frio.

Karatecas do sexo feminino deverão usar um soutien próprio para desporto por baixo do Kimono.

No Karaté Desportivo, mais alguns acessórios são obrigatórios. O cinto referente à graduação do Karateca não é usado e em sua substituição o Karateca usa cinto vermelho ou azul, conforme a sua posição na competição: AKA ou AO. São também usadas várias protecções em todos os escalões etários e de peso, a saber: protecção de pés (parte superior do pé, ficando este descalço por baixo, em contacto com o tatami), protecção de pernas (caneleiras), luvas e colete de protecção de peito. Este último deverá ser de cor branca. As protecções de pés e pernas e as luvas deverão ser da cor da posição do atleta em cada competição: vermelho ou azul – AKA ou AO. Os atletas que praticam Karaté Desportivo devem ter assim dois conjuntos integrais de protecções, um de cada cor.

Localização e Contactos

O Clube Karaté Wado-Ryu Braga tem a sua sede e Dojo na cidade de Braga. Pode ainda ser contactado através de e-mail, da página no Facebook ou telefone.

Morada
Praça São José, nº 39
S. Victor

Telefone
+351 969 433 554