Luís Botelho, Presidente do Hóquei Clube de Braga, SAD

Luís Botelho, Presidente do Hóquei Clube de Braga, SAD

Trinta anos do Hóquei Clube de Braga

A 18 de Março de 1988 nascia o Hóquei Clube de Braga.

O Hóquei em Patins e restantes modalidades associadas tiveram “desde sempre” o seu lugar no panorama desportivo Bracarense. O fim da década de 80 do século passado foi, no entanto, marcado por um vazio nesta área que era preciso preencher. O Hóquei Clube de Braga surgiu então como agregador das vontades e paixões de um grupo de adeptos, atletas, treinadores e dirigentes e arregimentou as pessoas e condições necessárias para o seu lançamento.

Como sempre, as dificuldades eram mais do que muitas (como é sempre quando se cria um projecto desportivo com valor) e tiveram de ser vencidas uma a uma, levantando aquele que é hoje um dos clubes desportivos mais emblemáticos da Cidade e da Região.

Da história dos últimos trinta anos muito haveria para dizer. Mas até esse registo é difícil de fazer num clube que se apresenta como uma entidade profissionalizada do ponto de vista da qualidade desportiva e organizativa, mas que para isso conta com o voluntarismo dos seus dirigentes, adeptos e simpatizantes, para levar uma complexa entidade como é um clube do mais alto nível a bom porto. Esse registo histórico, como que uma “curadoria” do espólio imaterial do clube é também um dos projectos que atualmente levamos a cabo.

De qualquer modo, seria injusto não referir, nesta altura da comemoração dos nossos 30 anos, personagens chave do clube que o trouxeram à ribalta do Hóquei em Patins nacional e internacional. É o caso das verdadeiras “estrelas” do hóquei em patins, dos ídolos dos miúdos que desde tenra idade frequentam as nossas várias equipas de escalões de formação, dos atletas exemplares que ao longo do tempo fizeram parte (e continuam a fazer) da família do Hóquei Clube de Braga: Guilherme Silva, Pedro Alves, Hélder Nunes e Miguel Vieira são alguns deles, que com o seu trabalho, a sua dedicação e capacidade, atingiram os mais altos patamares do Hóquei em Patins.

Também ao nível dos dirigentes, a dedicação foi enorme; de outra forma não seria possível  construir o que construimos ao longo destes trinta anos. Pelas mãos, e capacidades de gestão, dos antigos presidentes, é para mim uma honra pessoal fazer parte da lista constituída por Vítor Prestes, Mário Lopes, Vasco Cerqueira e Alberto Botelho.

 

Durante estes últimos trinta anos, foram muitas as vitórias alcançadas e os títulos conquistados: Campeões Nacionais da II Divisão, Campeões Nacionais  SUB-15, Bi-Campeões Nacionais SUB-17, Vencedores Eurockey U-17 2015, Finalistas Taça CERS, Finalistas Taça de Portugal. Acumulamos mais de 50 títulos regionais em todos os escalões.

Recentemente (2017), o treinador principal do Hóquei Clube de Braga, Vítor Silva, foi reconhecido como “MELHOR TREINADOR” na Gala de Desporto de Braga, fruto do sucesso da equipa sénior de Hóquei em Patins, com o regresso à Primeira Divisão do hóquei nacional e principalmente pelo seu notável trabalho junto dos escalões de formação do clube.

 

Devemos conhecer a nossa história para que seja possível honrar os símbolos que nos unem. É assim em toda a nossa vida, e é assim no desporto e nos clubes. Mas que esse conhecimento sirva para melhor construirmos o futuro. Do passado, nada podemos alterar. O presente é efémero. O futuro pertence-nos a todos e é neste que nos deveremos focar.

No Hóquei Clube de Braga, todos os dias são dias de construir este futuro. Temos uma visão abrangente do clube e do desporto. A nossa estrutura de formação é uma das mais “produtivas” do país. António Trabulo, Gonçalo Meira (actuais Campeões do Mundo SUB-20) e Carlos Loureiro (Campeões Europeu SUB-20) vestem actualmente a camisola da Selecção Nacional SUB-23. Atletas de “formação HCB”, que juntamente com outros companheiros de clube, dão e darão “cartas” no futuro próximo.

Em 2011 transformamos a Secção de Patinagem Artística.

De organização informal até então, foi reestruturada, com treinadores de renome no panorama nacional, captação de atletas organização profissionalizada. Os resultados não se fizeram esperar como demonstram os títulos individuais conquistados nesta modalidade: Torneio de Verão, Taça Esperança e Campeonatos Regionais individuais fazem parte do palmarés da Patinagem Artística do Hóquei Clube de Braga, bem como várias participações inéditas nos Campeonatos Nacionais.

Foram organizados estágios internacionais pela Secção de Patinagem Artística, orientados por Tanja Romano e Luca Lalai, várias vezes Campeões do Mundo da modalidade, e Cristina Claro, Selecionadora Nacional.

A Patinagem Artística agrega cerca de 100 atletas de todas as idades e continuará a ter uma presença forte no panorama nacional da modalidade e na formação de jovens atletas.

“Fora do ringue”, apostamos cada vez mais na comunicação com os nossos adeptos e massa associativa, tentando ficar mais perto daqueles que são na realidade o verdadeiro motor do Clube. A aposta nas novas tecnologias de comunicação, de que este site hoje tornado público é exemplo, de uma presença forte nas redes sociais (Facebook e Twitter), com a publicação online de resultados, a adopção de sistemas de informação para uso pelos atletas e encarregados de educação das camadas jovens, a disponibilização de informação estruturada a orgãos de comunicação social, são exemplos da vitalidade do nosso Clube.

No ano em que Braga é Cidade Europeia do Desporto, o Hóquei Clube de Braga associa-se ao Município na promoção e divulgação da prática desportiva na cidade e na região. Estamos presentes no eventos da iniciativa, organizamos torneios de Hóquei em Patins e Patinagem Artística enquadrados nos programas da CED2018 e promovemos a iniciativa em todas as oportunidades.

Não sabemos o que o futuro nos reserva, mas podem todos estar certos que o Hóquei Clube de Braga continuará a crescer, a dignificar o nome da cidade de Braga e a acarinhar todos os atletas, sócios, adeptos e demais agentes desportivos na procura de um clube forte, uma cidade saudável pela prática desportiva e uma sociedade melhor.

TODOS JUNTOS SOMOS + FORTES

Braga, 18 de Março de 2018

Localização e Contactos

O Hóquei Clube de Braga tem a sua sede no Pavilhão das Goladas, na cidade de Braga.

Morada
Pavilhão das Goladas
Rua Professora Adelina Caravana
4710-500 BRAGA
Tel. (+351) 253 617 378